top of page
Buscar
  • Foto do escritorAbef

NOTA DE PESAR

Com grande pesar, comunicamos o falecimento do Eng. Renato Armando Silva Leme, ocorrido, a 07/02/2021, na capital de São Paulo.


Nascido, em 1939, em São Carlos, SP, formou-se, em 1962, em Engenharia Civil pela EESC-USP. Iniciou sua trajetória profissional na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, onde exerceu, por 9 anos, o cargo de Engenheiro Chefe de Transportes. Com o sucateamento da malha ferroviária, mudou-se, com a família, para a capital de São Paulo, dedicando-se à Engenharia Geotécnica. Trabalhou nas empresas Ródio, Este e Promon, onde elaborou projetos e acompanhou a execução de inúmeras obras espalhadas por todo o Brasil. Em 1982, iniciou a empresa Silva Leme Engenharia, especializada em projetos geotécnicos, de onde se afastou, em 2017, por problemas renais. Foi conselheiro do CREA-SP, na década de 1980. Gostava muito de línguas, falava inglês, francês, alemão e italiano, chegando a ser professor de inglês por 2 anos. Responsável por diversos cursos e palestras sobre contenções, estabilização de taludes e drenagem, ministrados em empresas, institutos, escolas de engenharia por todo o país. Foi professor na Faculdade de Engenharia de Barretos. Publicou vários artigos em revistas especializadas. Autodidata, lia muito e gostava de escrever, sendo autor dos livros: Dicionário de Engenharia Geotécnica Inglês-Português (1977, 1980) e Métodos Atuais de Estabilização de Taludes (1987, 1993). Revisor técnico dos livros: Fundações, Estruturas de Arrimo e Obras de Terra, de Gregory Tschebotarioff (da tradução do inglês para português); Estruturas de Fundações, de Marcelo da Cunha Moraes; Materiais de Construção, de Geraldo Mayor Gonzalez (da tradução do livro). Suas marcas eram o otimismo, a criatividade e o humor refinado. Deixa esposa, 3 filhos e netos.


A ABEF lamenta a perda desse grande profissional de Engenharia Geotécnica e excelente pessoa, solidarizando-se com seus familiares e amigos.



Eng. Renato Armando Silva Leme (1939-2021)

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page