A ABEF

A Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia – ABEF, entidade sem fins lucrativos, cuja Diretoria e Conselho Deliberativo são formados por empresários eleitos em Assembleia Geral e que oferecem trabalhos voluntários em favor de toda a classe, constituiu-se a 16 de outubro de 1980, congregando, desde então, as mais importantes empresas do ramo em todo o Brasil.


Dentre outros elevados objetivos, a ABEF visa à defesa dos legítimos direitos de suas empresas associadas e à constante orientação para que estas ofereçam ao mercado serviços da melhor qualidade possível, com total autonomia e independência.

 

De fato, além de observar a legislação vigente, as normas da ABNT, as NR’s do Ministério do Trabalho e a ética profissional, a ABEF desenvolveu e vem atualizando, constantemente, seu Manual de Execução de Fundações, o qual tem por objetivo a manutenção da qualidade técnica do setor e de suas empresas associadas, sendo obra de referência no Brasil e no exterior, nas esferas acadêmica e profissional.

 

Desenvolvendo trabalhos de prospecção de solo, lançando fundações para edificações dos mais variados portes, realizando contenções nos terrenos mais inóspitos, construindo túneis, executando obras de infraestrutura, as empresas associadas da ABEF mantêm elevado padrão de qualidade, em constante sintonia com novidades tecnológicas.

 

Com esse firme propósito de estar sempre progredindo e fortalecendo o setor, a ABEF divulga inovações, promove intercâmbio de know-how entre suas empresas associadas e os maiores especialistas da área. Além disso, contribui com as principais faculdades de engenharia civil, geologia e geofísica do país, desenvolvendo campos experimentais e editando livros de engenharia de fundações e geotecnia, bem como organizando importantes eventos como o SEFE – Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia e a Feira da Indústria desse mesmo setor, internacionalmente reconhecidos.

 

Portanto, quando se trata de serviços executados por empresas associadas da ABEF, a qualidade e a segurança das obras estarão garantidas, sendo que, além da alta capacidade técnica e profissional, tais entidades dispõem dos mais modernos equipamentos e ferramentas do setor.

 

Mediante constantes processos de análise de documentos constitutivos e legais, a ABEF credencia suas empresas associadas, que estão adequadas sob esses aspectos, com o Atestado de Regularidade Jurídica, amplamente reconhecido por entidades públicas e privadas. No mesmo sentido, o Atestado de Capacidade Técnica, instituído por regulamento objetivo que exige a observação das mais recentes tecnologias do setor, das normas da ABNT, das NR’s do Ministério do Trabalho, bem como a comprovação de execução, com sucesso, de determinados quantitativos de obras, vem sendo emitido às empresas associadas que têm se submetido a processos de avaliação de Comissão Julgadora isenta, autônoma e imparcial, formada por membros das Diretorias da ABEF, ABEG e ABMS.

 

Atualmente, a ABEF congrega empresas que executam serviços de: