A importância das associações e sindicatos

O advogado Bruno Bianco Leal, Secretário Especial de Previdência e Trabalho, órgão atualmente ligado ao Ministério da Economia, em entrevista coletiva concedida na data de ontem, 01/04/2020, frisou que as ações tomadas pelas associações e pelos sindicatos perante o Governo Federal têm sido essenciais para a elaboração de medidas emergenciais para a manutenção das empresas e dos empregos nessa grave crise causada pela Covid-19.

De fato, a ABEF e o SINABEF, na atual circunstância, redobraram seus esforços na defesa do setor de serviços de engenharia de fundações e geotecnia, tendo emitido uma série de ofícios aos órgãos governamentais, requerendo medidas extraordinárias, principalmente, em relação às questões trabalhistas, tributárias e creditícias.

Dentre as várias medidas concedidas pelo Governo Federal, nessa fase de crise, a redução proporcional da jornada de trabalho e do salário, bem como a suspensão temporária do contrato de trabalho, em condições especiais, com subsídios estatais; a postergação do recolhimento de tributos e encargos como PIS, PASEP, COFINS, INSS e FGTS e a redução de alíquotas de contribuições sociais estiveram entre os vários itens pleiteados por nossa associação e sindicato.

Seguimos trabalhando constantemente por nosso setor.

Atenção: Não deixemos de atentar para as orientações do Ministério da Saúde no curso dessa pandemia! A preservação da vida humana vale mais que tudo!