SEFE 9 é realizado com elevado debate técnico e celebração de bons negócios


Mais de 1.500 pessoas por dia participaram da nona edição do SEFE, realizada de 4 a 6 de junho, no Transamerica Expo Center, capital de São Paulo. O evento, que contemplou a Feira e o Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia, reuniu importantes empresas e renomados profissionais do setor, brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de discutir conteúdos técnicos relevantes para os trabalhos desenvolvidos na área, além de fortalecer e dinamizar o mercado.


Durante a solenidade de abertura, o presidente da ABEF, engenheiro Gilberto Manzalli ressaltou que, com a grave crise econômica do país, a retomada do mercado vem sendo lenta, mas afirmou ter certeza que a batalha será vencida. “A presença de todos vocês aqui faz-me acreditar nisso, pois é com perseverança, trabalho honesto e competência que se alcança o sucesso”, declarou, ao agradecer à ABEG, ABMS e ao DFI pela parceria e apoio na realização do SEFE9, bem como às empresas associadas, patrocinadores, palestrantes, autoridades e a todos os presentes.


A programação técnica do evento foi marcada pela participação de profissionais que apresentaram casos de obras com excelentes soluções, abrangendo os serviços de parede diafragma, estabilização de encostas, reaprumo de edifício, fundação de torres eólicas, fundações profundas, misturas de solos e muitos outros assuntos da engenharia geotécnica, selecionados, criteriosamente, pela comissão técnica, que foi presidida pelo engenheiro Frederico Falconi.


Uma das novidades da programação desta edição foi a criação do espaço de workshops, um auditório aberto montado no meio da feira de exposições, onde as empresas puderam divulgar seus produtos e serviços.


Para as empresas patrocinadoras que fizeram parte da feira, o destaque do evento foi a qualidade dos debates e do público especializado. “No SEFE, conseguimos fazer prospecção com o público muito seleto, que, de fato, é ou pode se tornar um consumidor dos nossos produtos. Então, cada atendimento que fizemos em nosso estande foi importante para divulgação da empresa e ampliação da rede de clientes”, declarou Ariadne Fliesser, gerente da Incotep.


Para Leandra Magalhães, gerente comercial da CZM, a participação no SEFE gerou até negócios no local. “Não esperávamos que fosse tão proveitoso assim, porque, em eventos, normalmente, fazemos os contatos para colher os resultados depois e, mesmo com a conjuntura econômica do país, superamos nossas expectativas e o resultado foi muito positivo para a empresa”, afirmou.


Satisfeita com tanto sucesso, a diretoria da ABEF aproveitou o encerramento para anunciar o SEFE 10, a ser realizado em 2021, com lançamento oficial já marcado para junho de 2020.