Concedido o Prêmio ABEF 2018 com homenagens, também, aos ex-presidentes da Associação

 Mais de 100 convidados, dentre empresários, representantes de instituições correlatas, engenheiros, professores e colaboradores do setor de engenharia de fundações e geotecnia participaram do tradicional jantar de confraternização de fim de ano oferecido pela ABEF, evento patrocinado pela LinkJet Máquinas e Equipamentos e por algumas das empresas associadas da mesma entidade.  

 

O diretor presidente, engenheiro Gilberto Vicente Manzalli, agradecendo a presença de todos, discorreu sobre as perspectivas do mercado para os próximos anos, afirmando que, conforme estudos de especialistas, tendo o governo recém eleito já trazido de volta a segurança jurídica para o país, atraindo investidores internos e estrangeiros, bem como acenado com planos de implementação de obras de infraestrutura e de saneamento básico, é bem possível que a economia retome seu crescimento, favorecendo a construção civil e, consequentemente, o setor de fundações e geotecnia, lembrando, no entanto, que reformas importantes como a previdenciária e a tributária são essenciais para um avanço completo, o que poderá gerar atrasos, uma vez considerados os morosos e complicados processos legais e políticos. Ainda assim, Manzalli frisou que, pessoalmente, sendo um otimista, prefere acreditar que melhorias aconteçam o quanto antes. Também ressaltou que é imprescindível que as empresas estejam ligadas à ABEF, para uma constante troca de conhecimento e informações, bem como para o fortalecimento de todo o setor. “Quando permanecemos unidos, mais fortes estaremos para encarar as adversidades. Não basta ser engenheiro geotécnico, por mais especializado que seja. Para trilharmos por essa seara, temos que ser empresários e a melhor faculdade para tanto, além da própria empresa, é a associação do setor, em nosso caso, a ABEF”, declarou o presidente.

 

A memória do saudoso Sr. José João de Oliveira, conhecido, carinhosamente, como João da LinkJet, foi destacada no evento, tendo sido apresentados alguns slides com sua imagem e da empresa que fundou e deixou para seus familiares. Inteligente, engenhoso e prestativo, sempre encontrava alguma solução para os problemas de seus clientes, empresários de fundação e geotecnia. “Se faltasse alguma peça ou ferramenta, mesmo que não existisse, inventava e funcionava perfeitamente” – afirmaram muitos dos que o conheceram.

 

Homenagens aos ex-presidentes da ABEF

 

Todos os ex-presidentes da ABEF foram homenageados pelos relevantes serviços voluntários prestados, ao longo desses quase 38 anos, à Associação e ao setor de engenharia de fundações e geotecnia como um todo, sendo eles os engenheiros Carlos Alberto de Castro Noronha, José Luiz Saes, Clovis Salioni, Fabio Azem, Walter Iorio e Clovis Salioni Júnior. Histórico foi o discurso do citado ex-presidente Carlos Noronha, que também foi homenageado como fundador da ABEF: “Iniciei minha carreira, pelos anos de 1950, quando da construção da nova capital federal do país. Estive acampado naquele Planalto Central quando tudo não passava de um inóspito cerrado. Ali percebi que as empresas de fundação precisavam se ajudar, pois estávamos isolados e tudo funcionou melhor quando passamos a trabalhar em conjunto. Decorridos mais 30 anos, em 1980, como diretor da empresa Geotécnica, resolvi, juntamente com alguns colegas, criar a ABEF, pois, a exemplo do que ocorrera de forma bem-sucedida na construção de Brasília, tive a certeza de que, em vez de as empresas manterem-se como simples concorrentes, se passassem a conversar e a trabalhar de forma mais unida, conseguiriam alcançar mais sucesso. Acho que deu certo... por isso estamos aqui hoje”.

 

Prêmio ABEF 2018 – Personalidade de Destaque

 

Nesse clima de confraternização e de muita emoção, o Diretor Presidente, Gilberto Manzalli, anunciou o nome laureado com o Prêmio ABEF 2018, na categoria Personalidade de Destaque: Eng. Walter Roberto Iorio, da associada Enbrageo, por ter recebido o maior número de indicações, por meio de votação secreta, conforme regulamento. Paulistano da gema, formado, em 1979, em engenharia civil pelo Mackenzie, no ano seguinte, iniciou seu curso de mestrado pela Universidade de São Paulo, dedicando-se, desde então, integralmente, à engenharia de fundações e geotecnia. Em 1991, fundou sua própria empresa, a referida Enbrageo Engenharia, que foi admitida como associada da ABEF no ano seguinte. Nesta associação, por repetidas vezes, ocupou cargos eletivos na Diretoria e no Conselho, tendo exercido a presidência na gestão de 2012 a 2014. Atualmente, é presidente do SINABEF, sindicato patronal do setor no Estado de São Paulo, entidade de cuja fundação participou. Em emocionado discurso de agradecimento, Walter Iorio frisou que, “mais importante que ser reconhecido por uma associação, é ser homenageado por amigos”, tendo dedicado o prêmio à sua família, Sra. Áurea de Freitas Iorio, seus filhos Daniel e Gustavo (ambos engenheiros), noras e netos. Pelos relevantes serviços voluntários prestados à ABEF e ao setor, muito justa, portanto, é essa homenagem.

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload